quinta-feira, 9 de junho de 2016

FESTA DA PRIMAVERA NA QUINTA DA PICOTA EM VALE DE MADEIROS


No dia 8 de junho de 2016, todos os alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim juntaram-se na Quinta da Picota, em Vale de Madeiros, para celebrar a “Festa da Primavera”.
Foi uma manhã muito divertida, onde puderam realizar jogos lúdico pedagógicos e tradicionais, num local aprazível, em plena natureza.
Após as atividades, o apetite ficou reforçado e o almoço soube muito melhor.

                           Prof. Isabel Monteiro

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Projetos de empreendedorismo nas escolas em associação com a comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafõe


O conceito só recentemente se tornou conhecido em Portugal mas cada vez mais escolas estão a dar aulas de empreendedorismo. São lições onde se aprendem as competências necessárias para que os alunos se tornem adultos proativos na sociedade e na vida profissional.
No Agrupamento de Canas de Senhorim, a palavra empreendedorismo já não é estranha para algumas turmas do 1.º Ciclo (I, do Fojo; C e E da Feira e J de Vale de Madeiros).
Ao longo do ano letivo, os alunos acompanharam as aventuras do Gaspar e do seu grupo de amigos em Viseu Dão Lafões. Estes percorreram os 14 municípios do território e realizaram atividades com o intuito de desenvolver o seu perfil empreendedor.
No dia 23 de maio de 2016, no Pavilhão Multiusos de Nelas, cada turma apresentou, à comunidade, o trabalho desenvolvido, colocando em prática as competências adquiridas.      
O saldo foi muito positivo.

                                                       Prof. Isabel Monteiro 



Empreendedorismo nas escolas

      Os projetos do 1.º CEB, embora mais pequeninos, em nada ficaram a dever aos seus colegas mais velhos. O verdadeiro espírito do empreendedorismo esteve presente de início ao fim: iniciativa, originalidade, entusiasmo, trabalho de equipa, “sponsors”, coordenação, ação. O empenho de alunos e professores e a magnífica colaboração dos pais, como patrocinadores foi fantástica. Em palco vimos a construção de uma história teatralizada, da qual resultou um livro de banda desenhada; a produção de um queijo com pinhões e passas, em colaboração com a Quinta da Lagoa (provado em pleno palco);  a produção de azeite e vinagre aromatizados (projeto azinagre) com o devido engarrafamento, rótulo, saco de transporte e com todos os alunos envergando a camisola do projeto. Magnífico! Nem sequer faltou um projeto a recriar a tradicional e saudável rivalidade carnavalesca entre os bairros do Paço e Rossio. 
      Olhando para estes alunos, estes projetos e todos os que estão na sua dinamização, não é difícil acreditar que vamos todos continuar a fazer coisas fantásticas nos próximos anos!!

Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
O Diretor
António Cunha