terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MAGUSTO LAPA-V. MADEIROS



O nosso Magusto escolar

     No dia 11 de novembro realizámos o nosso Magusto em articulação com a Escola Básica e Jardim de Infância da Lapa do Lobo e Jardim de Infância de Vale de Madeiros.
Enquanto esperávamos pelo autocarro, para a Lapa do Lobo, entoámos canções relacionadas com o Magusto e com o outono.
     O autocarro não tardou a chegar e muito entusiasmados seguimos viagem com as crianças do Jardim de Infância, até à Escola Básica da Lapa do Lobo.
      O dia começou nublado, mas para cumprir a lenda, S. Martinho brindou-nos com um radioso sol.
     Chegámos à Escola Básica da Lapa do Lobo, a educadora e a professora da respetiva escola, guiaram-nos pelas instalações. Que espetáculo! É uma escola muito bonita e bem equipada.
     Depois fomos para o jardim, que fica em frente da escola e fizemos os seguintes jogos: caça ao tesouro, rabo da raposa, corrida da perna atada, batata quente e rede de pesca.
     Regressámos ao recreio da escola e aí, as assistentes operacionais, fizeram uma caminha de caruma e estenderam as castanhas por cima. Acendeu-se o lume e uma enorme nuvem de fumo elevou-se no ar.
     As castanhas iniciaram o seu espetáculo, estalando, saltando, perfumando o ar e convidando os alunos a apanhá-las para os cartuchos. Começámos a comê-las e houve brincadeiras com as mãos, terminando todos com as caras enfarruscadas.
      A hora de almoço foi também muito divertida, almoçámos todos juntos na cantina daquela escola. Após o almoço brincámos alguns minutos, mas eis que chega o autocarro e nos leva de regresso à nossa escola.
Foi um dia muito divertido e vivido com muito entusiasmo.

                                           Os alunos da EB1 de Vale de Madeiros


                                                               O Magusto



O S. Martinho é uma tradição festiva que se celebra no mês de novembro. Nesta altura do ano, as pessoas apanham castanhas para depois as assarem para festejarem o Magusto.
Na minha escola também costumamos celebrar o S. Martinho. Antes do Magusto, a nossa professora pede aos pais dos alunos para mandarem uma mão cheia de castanhas. Este ano, nesse dia, a minha mãe pediu à minha avó e à minha tia para assarem as castanhas no fogão de lenha. Depois das castanhas estarem bem assadas a minha avó levou-as à minha escola.
Também fizemos uma fogueira com caruma no recreio da escola para podermos assar algumas castanhas à moda antiga.
Comemos as castanhas, brincámos muito no recreio e enfarruscámos a cara com a cinza da fogueira.
Gostei muito do Magusto na minha escola, com os meus colegas, com os colegas da escola de Vale de Madeiros e com os professores e assistentes operacionais.

                                                                      Rodrigo Freitas; 3.º ano



Magusto - Kizoa Movie - Video - Slideshow Maker
">