terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MAGUSTO AGUIEIRA



Castanhas assadas e fogueiras saltadas


          A comemoração do dia de São Martinho, na escola de Aguieira, começou com a receção aos alunos do Jardim de Infância, que alegremente se juntaram aos colegas do 1º Ciclo.
          Numa grande roda, todos aguardaram, no recreio, pelo momento de acender a fogueira, com caruma em abundância. Antes de se atirarem as castanhas para o lume, o fumo espalhou-se por todo o espaço da escola, fazendo as crianças correrem e atravessarem as “nuvens” com cheiro a fogo.
          Depois das castanhas assadas e comidas, os alunos fizeram alguns jogos tradicionais, como a corrida de sacos, a caminhada de obstáculos (com castanhas em cima de colheres) e a dança de balões (entre duas cabeças).
          Entretanto, no pátio, foi colocada uma mesa cheia de bolos deliciosos: pão-de-ló, bolo de chocolate, bolo de cenoura, entre muitos outros, trazidos pelas crianças do Pré-Escolar. E, como se não bastasse, ainda houve bolo de aniversário, de um menino do 3º ano!
          De barriga cheia e sorriso nos lábios, o que faltava fazer era mesmo saltar à fogueira. Dito e feito! Todos farruscos de carvão e com cheiro a fumo, os alunos quase queimavam as solas dos sapatos.
          Nem o típico verão de S. Martinho faltou a esta festa!

                                                                                                       Lucas Oliveira, 4º ano
                                                                                                         Turma A - Aguieira