terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dançario



 Tendo como objetivos pedagógicos promover o conhecimento do corpo e do meio ambiente;
Sensibilizar para o corpo e o movimento como elementos criativos e expressivos; Proprocionar o contacto com a dança e a expressão corporal. O serviço educativo da Fundação Lapa do Lobo proporcionou, uma vez mais, aos nossos alunos do 1º CEB nos dias 17 e 20 de novembro um espetáculo de música/dança sob a direção artística e coreografia  de Marina Nabais, cocriação interpretação e música original Alban Hall e Marina Nabais.


Um DANÇÁRIO é uma coleção das partes do nosso corpo que funcionam por sistemas. É utilizado para estudar e identificar partes desconhecidas através da sua comparação com elementos da Natureza. É também a poesia de um espaço de liberdade próprio do corpo, que se expressa através de gestos e som. Com ele, vamos descobrir a magia da ligação entre o corpo e a Natureza, experienciando os sistemas digestivo, ósseo, muscular, circulatório, respiratório, nervoso, tegumentar e urinário! E vamos encontrar incríveis mistérios: por que é que os pulmões se parecem com árvores despidas de folhas no Inverno, ou as veias com o percurso de um rio e seus afluentes, ou como é possível que uma noz seja tão semelhante à imagem de um cérebro? DANÇÁRIO é um convite à dança, à dança da vida.




A Opinião dos alunos


O espetáculo “Dançário”

  No dia 20 de novembro de 2014, os alunos das escolas de Aguieira e Vale De Madeiros deslocaram-se à Fundação Lapa do Lobo para assistir a um espetáculo de dança chamado ”Dançário”.
     Às 14h00 veio um autocarro de dois andares buscar todos os alunos e professores. Foi uma experiência diferente e engraçada.
     Os alunos entraram na sala onde íam ver o espetáculo e foram se sentando os mais pequenos à frente e os mais altos atrás.
    O bailarino iniciou o espetáculo tocando numa espécie de piano que era uma caixa musical que vinha da Índia e a bailarina começou a dançar ao som dessa música.
    De seguida, a senhora escondeu-se debaixo de um lençol cor de pele.
    O senhor também usou um instrumento no qual ele soprava e que emitia um som estranho. Este era de origem australiana.
    Estes artistas transmitiram-nos muitos sentimentos ao falar de vários membros e orgãos do corpo humano, como: o aparelho circulatório, o coração, o aparelho digestivo e vários ossos.
      No fim, estivemos a falar com os bailarinos e colocámos algumas perguntas às quais eles responderam com muito entusiasmo.
     Foi um espetáculo giro mas, ao mesmo tempo difícil de perceber.  

Texto coletivo 2.º e 4.º B

Escola de Aguieira





sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dia de S. Martinho Escola da Aguieira e Vale de Madeiros

Dia do Magusto
  No dia 12 de novembro, nós, alunos do 1.º CEB de Aguieira, juntámo-nos com os meninos do Jardim de Infância da nossa localidade, no Jardim e Escola do 1.º CEB de Vale de Madeiros, para uma animada comemoração do Magusto. Levámos sumos, os meninos do Jardim levaram bolos e os alunos da Escola e Jardim de Vale de Madeiros, deram as castanhas. É tão bom partilhar. J
     Mal chegamos, fomos bem recebidos por colegas, professores e assistentes operacionais dessa escola.
     A atividade iniciou com a caça a um tesouro. Fomos até uma mata, próxima da escola, e com muita animação, procurámos o tesouro do S. Martinho, uma castanha dentro de um bonito embrulho.

    Regressámos à escola e a fogueira para assar as castanhas, começou a ser preparada. Enquanto isso, comemos bolo, fizemos uma roda em volta da fogueira e cantamos bonitas canções. Mal ficaram assadas, soube mesmo bem comê-las quentinhas e boas J. Também foi divertido enfarruscar a cara dos nossos colegas. Uma verdadeira animação!
    Chegada a hora do almoço, já as senhoras assistentes operacionais tinham preparado o refeitório e, depois de bem lavadinhas as mãos, fomos almoçar, partilhando uma vez mais aquela refeição, num agradável convívio.
    Após o almoço, ainda houve tempo para muitas brincadeiras. Os professores organizaram alguns jogos para nós. Fizemos equipas mistas e jogamos muito divertidos.
    O tempo passou depressa e às quinze horas e trinta minutos, logo chegou o autocarro que nos levaria de regresso à escola de Aguieira.
    Foi um dia bem passado. Um dia onde fizemos amizades, partilhamos brincadeiras, convivemos. Tudo foi muito bom. Esperemos que no próximo ano possamos novamente juntar as duas Escolas e Jardins pois será um bom sinal. Sinal de que as nossas queridas escolas se manterão abertas pois nós gostamos muito delas.
 

               Texto coletivo dos alunos da turma A, do 1.º e 3.º anos de Aguieira

Dia de S. Martinho na Escola do Fojo

Dia de S. Martinho na nossa escola
         No dia treze de novembro, a nossa turma comemorou o Dia de S. Martinho na nossa Escola, edifício do Fojo, juntamente com turmas do 3.º ano.
            Como o tempo estava chuvoso não pudemos realizar o magusto tradicional com caruma, fogueira crepitante, castanhas bem assadas e algumas esturricadas e com forretões à mistura. As castanhas vieram assadinhas e quentinhas do forno do agrupamento numas caixas de cartão.
            No pátio da escola, abrigados da chuva, pusemos na cabeça, as coroas de folhas de castanheiros que fizemos na aula de expressões artísticas e comemos as castanhas assadas. Colocámos algumas dentro de cartuchos de cartão para comermos mais tarde. Mas as castanhas eram poucas e os cartuchos rapidamente se esvaziaram!
            Seguidamente, todos os nossos colegas fizeram uma roda à volta de uma mesa redonda, que substituía a fogueira e cantámos músicas diversas relacionadas com o Dia de S. Martinho e até coreografias dessas músicas inventámos!
 Os meninos das outras turmas aderiram às cantorias proporcionando um certo “despique” musical. Este desafio era para ver quem cantava mais e melhor mas alguns meninos cantavam muito alto! Mesmo assim, todos nós fomos aprovados com muitas palmas dos nossos professores e assistentes operacionais.
            Apesar do mau tempo, este dia foi bem passado. Acabou por ser divertido como nos outros anos.

                                                           Alunos do 4.º ano, Turma H (Fojo)
Cantando e dançando à volta da "fogueira
improvisada"


Sempre bem-dispostos e animados, contrariando
as condições atmosféricas.
- Haja alegria!
-Viva a tradição!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dia da Alimentação na Escola de Vale de Madeiros

No dia 16 de outubro os alunos da escola e do jardim de infância de Vale de Madeiros comemoraram o dia Mundial da Alimentão. Para lembrar esta data os nossos professores convidaram o Sr. Armindo padeiro”. Com a ajuda deste ficamos a conhecer o trabalho de uma padaria e o processo de fabrico do pão, desde a farinha que vem dos cereais, água, sal e fermento. Como se tratava de pão de leite, juntou um pouco de leite e amassou todos os ingredientes. Depois de amassada ficou a levedar entre uma a duas horas, num recipiente coberto com um pano e num local quente.
Quando a massa já estava pronta, nós demos forma de alguns animais a pequenos pãezinhos que foram ao forno cozer.

No final o Sr. Armindo ofereceu-nos os pãezinhos que fizemos para comermos e levarmos para casa.
 Finalmente os nossos professores falaram-nos da importância do do pão para a nossa alimentação 


                                                                                                                                                                               Os alunos da EB1 de Vale dMadeiro

O Sr. Armindo

Todos com a mão na massa...

Que belos animais 

Que apetite...