quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Leituras...

Um teatro fantástico

            No dia 7 de outubro de 2014, por volta das onze horas, fui ver um teatro no Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
             Uma carrinha da Câmara Municipal de Nelas, veio buscar os alunos do terceiro e do quarto anos à escola do 1.º Ciclo de Aguieira.
              Quando os alunos das Escolas do Fojo e de Vale de Madeiros chegaram, subimos até à Biblioteca, organizamo-nos pondo os mais pequenos à frente e maiores atrás.
            Quando todos ficamos calados, o espetáculo começou.
             Duas meninas levantaram-se. Chamavam-se Maria e Lita e pertenciam ao Teatro Nacional de D. Maria II em Lisboa. Andavam a apresentar espetáculos em várias escolas do país. Começaram o espetáculo levantando-se ao som de uma melodia e leram poemas de António Mota.
             (António Mota é um escritor com cinquenta e sete anos. Nasceu em Baião e o seu primeiro livro foi “A aldeia das flores”.)
             Ao longo do teatro, (uma leitura dramatizada), a Maria e a Lita foram cantando, lendo e dramatizando. Elas eram muito boas em expressões faciais!
            No final, tivemos a oportunidade de fazer perguntas sobre o teatro e sobre elas.
            Por fim, entregaram-nos uns papéis com perguntas para respondermos na nossa escola.
            Depois descemos e entrámos na carrinha da Câmara Municipal de Nelas que nos levou de regresso à nossa escola.
            Adorei aquele teatro!


Beatriz Germano Henriques – 4.º B - E.B.1 de Aguieira

Leitura dramatizada de poemas de António Mota

No dia 7 de outubro de 2014 realizou-se, pelas onze horas, na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim a leitura dramatizada das obras “ Lá de cima cá em baixo” e “ Se tu visses o que eu vi” de António Mota pelas atrizes Maria e Lita. Estas atrizes pertencem ao Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e foram coordenadas pela atriz Lúcia Maria.
            Os textos apresentados falavam de gatos de todos os tipos, cães imaginários, bruxas tontas que colocavam os copos no fogão e as meias na frigideira, vacas que davam chocolate de avelã, casas de açúcar e muito mais …
          As atrizes simultaneamente dançavam, cantavam e atiravam almofadas uma à outra numa grande diversão.
         No final, os alunos fizeram várias perguntas e as atrizes responderam de forma alegre e simpática.
       Foi uma hora bem passada.

Afonso Correia Sampaio – 4.º B - EB1 de Aguieira