segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Formação de utilizadores

A equipa da BE dinamizou uma actividade no âmbito da Formação de Utilizadores. Neste sentido, procedeu-se a uma apresentação da Biblioteca em power point com as regras, a forma como esta funciona, como está organizada, dando a conhecer também os diversos espaços da mesma.

De seguida, realizou-se na Biblioteca um “Bibliopaper”, tendo sido uma forma de os alunos aprenderem a utilizar a Biblioteca escolar (fichas de trabalho com diferentes graus de dificuldade mediante o ano de escolaridade). Por último, foi distribuído o guia do utilizador da Biblioteca escolar a todos os alunos e professores. Desta forma, pretendeu-se dar a conhecer a Biblioteca escolar e os seus serviços, dinamizar os espaços da Biblioteca, formar utilizadores de Bibliotecas, bem como formar os alunos na utilização dos recursos da Biblioteca e nas estratégias de pesquisa e análise da informação.

É de referir de que a apresentação em power point se ter revelado uma boa estratégia para dar a conhecer a Biblioteca aos alunos, cativando assim os mesmos. No decorrer da referida apresentação, os alunos permaneceram atentos e muito participativos. Com o exercício do "Bibliopaper", as crianças colocaram em prática a teoria apresentada em power point, aprendendo a utilizar correctamente a Biblioteca escolar.