segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Pai Natal que Veio do Espaço

A equipa da BE dramatizou para  todos os alunos do 1º CEB e Jardins de Infância a História “O Pai Natal que veio do espaço”. No fim da história surgiu um problema -  este ano não vinha o Pai Natal e as crianças iam ficar sem prendas, isto pelo facto de o nosso planeta ser tão maltratado e haver tanta poluição “a tripulação descobriu que não conseguiam encontrar o nosso planeta”  … “ Sabes, Pai Natal no sítio onde devia estar o Planeta Azul só está um planeta castanho, assim meio cinzento nalguns sítios”. Neste sentido, foi feito um pacto com as crianças, tendo de se comprometer a cuidar bem do nosso planeta, a ser amigo do próximo, a partilhar os brinquedos. Após esta pequena conversa com as crianças, estas chamaram pelo Pai Natal e este entrou (Animador da Câmara Municipal de Nelas), entregando presentes a todos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Halloween

Celebração do Halloween: No âmbito do projecto "Encontro com os Livros"dinamizado pela BE em articulação com os docentes titulares de turma, decorreu na BE  da escola do Fojo, escola de Vale Madeiros e Lapa do Lobo a dramatização da História “E se eu fosse… uma bruxa”. Após a dramatização, foi pedida a opinião dos alunos em relação à mesma e estes tiveram também a oportunidade de colocar perguntas sobre bruxas.




De seguida, foram propostas diversas actividades aos alunos, isto é, para as crianças do jardim-de-infância, a construção de uma bruxa com materiais de desperdício; para os alunos do 1ºAno, a construção de puzzles (relacionados com o Halloween); para os restantes alunos, a realização de fichas de trabalho de acordo com os anos de escolaridade (sopa de letras, pintura de bruxas, composição “e se eu fosse… uma bruxa”, entre outras coisas).

Alunos do 4º ano

 
Alunos do 1º Ano
 

Exposição dos trabalhos
Actividade de Halloween 4º Ano
Se eu fosse uma bruxa ia à casa dos Primeiros-ministros, enfeitiçava-os e as bruxas eram as Primeiras-ministras. Vivíamos numa casa grande e comia todos os dias a mesma comida. Mandávamos colocar as casas à medida das bruxas. Se eu fosse uma bruxa fazia isto e era feliz para toda a vida.
Beatriz Mendes Pais, 4ºA
Se eu fosse um bruxo mandava construir o “Mc Donald's” para bruxas e bruxos e uma estátua com a minha cara. Eu comia couves, tomates e pepinos e teria 111111111 anos. Pregava muitas partidas às crianças e criava um planeta só com bruxos e bruxas. Transformava o Primeiro-ministro num sapo com pintas amarelas e ele comia moscas. Será que um dia eu vou ser um bruxo?
Luís Rafael Monteiro Gonçalves, 4ºA

Poesias do 4º ano da Escola da Feira

Digitalizar0003 Digitalizar0004